Certamente se você é um indagador(a) e/ou crítico(a) deve estar se perguntando, o que tem haver a imagem de uma árvore com o título “O IGNORANTE”? O nome vem da ideia de que as pessoas em certo momento se atrevem a falar sobre temas que na verdade tem pouco conhecimento. Eu, por exemplo, sempre me pego cometendo este tipo de equivoco, e tentarei neste espaço diminuir a minha ignorância. A árvore, no entanto, foi inspirada no livro de Hunberto R. Maturana e Francisco J. Varela intitulado “A Árvore do Conhecimento”, que se tornou um clássico e se expandiu por diversas áreas como: a biologia, a administração de empresas, a filosofia, as ciências sociais, a educação, as neurociências e a imunologia. Sendo assim, se prepare para fazer uma viagem ao mundo da ignorância

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O ignorante e o afastamento da Lua


Há cerca de duas semanas, minha querida sogra comentou comigo sobre um cientista, que havia dito num programa de televisão, que “a lua esta se afastando da terra”, não deixei se quer a pobre mulher concluir sobre os argumentos do cientista, e a interrompi, expondo meu “vasto conhecimento”:

 – Eu não acredito, se a lua estivesse se afastando da terra, as marés invadiriam os continentes e blá blá blá, blá blá blá... – argumentei e me gesticulei feito um especialista.

Leiga no assunto, a minha sogra se recusou a entrar em discussão, e eu aproveitei para exibir e derramar toda minha retórica descabível.

Agora imagine, de onde foi que eu tirei essa ideia de que entendo alguma coisa sobre astronomia? Não posso negar, foi um verdadeiro relapso da minha parte. Na verdade foi um momento exibicionista incalculado.

A minha “cagada”, no entanto, não ofuscou a minha curiosidade, eu percebi que havia dito um monte de asneira e fui pesquisar na internet sobre o assunto. Logo de cara, descobri que realmente a lua esta se afastando da Terra.

Para alguns cientistas, as marés que a Lua levanta em nossos oceanos estão gradualmente transferindo energia rotacional para o movimento lunar. Como resultado, a cada ano a Lua se distancia da Terra cerca de 3,8 centímetros, e a velocidade de rotação da Terra diminui em 0,000017 segundos. Este processo prosseguirá até que a rotação da Terra entre em sincronismo com a translação da Lua. Sendo assim, em certo momento, a Terra irá mostra sempre o mesmo lado da face à lua. O resultado será dias 48 vezes mais longos, com noites de frio insuportável e dias de calor escaldantes. No litoral os ventos poderão chegar a mais de 200 km/h.

Apesar de ser assustador, os cientistas afirmam que o planeta só sentirá o efeito do afastamento da Lua por volta de milhares de anos. Daqui pra lá a tecnologia certamente dará condições necessárias para manter a existência da humanidade. Porém, esta é apenas mais uma tese de um “IGNORANTE”.

Descubra mais sobre o afastamento da Lua em:
http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=por-terra-esta-se-afastando-sol&id=010130090608

Nenhum comentário:

Postar um comentário