Certamente se você é um indagador(a) e/ou crítico(a) deve estar se perguntando, o que tem haver a imagem de uma árvore com o título “O IGNORANTE”? O nome vem da ideia de que as pessoas em certo momento se atrevem a falar sobre temas que na verdade tem pouco conhecimento. Eu, por exemplo, sempre me pego cometendo este tipo de equivoco, e tentarei neste espaço diminuir a minha ignorância. A árvore, no entanto, foi inspirada no livro de Hunberto R. Maturana e Francisco J. Varela intitulado “A Árvore do Conhecimento”, que se tornou um clássico e se expandiu por diversas áreas como: a biologia, a administração de empresas, a filosofia, as ciências sociais, a educação, as neurociências e a imunologia. Sendo assim, se prepare para fazer uma viagem ao mundo da ignorância

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Oh povo ignorante!


Imagem retirada de um site de relacionamento

Nesta semana me deparei com a imagem acima circulando num site de relacionamento. A publicação da imagem é decorrente do descaso do governador da Bahia em relação à greve dos policiais militares (que tem causado uma grande desordem no estado) e enfatiza a ignorância da população baiana no momento de exercer o sufrágio. A frase ”Cada povo tem o governo que merece” é a prova desta afirmação. No entanto, o autor da imagem acaba exibindo também sua ignorância, quando se refere a Maquiavel como autor da frase.

Na verdade, a frase é do filosofo francês Joseph-Marie Maistre (1753 – 1821). Que em 1811 deixou a frase registrada numa carta que só foi publicada 40 anos depois. Maistre era monarquista e foi contra os ideais iluministas da Revolução Francesa. Foi contra também a participação popular nos processos políticos. Segundo ele, os desmandos de um governante serviam como punição àqueles que não sabiam usufruir do sufrágio.

Apesar da gafe, o autor da imagem foi feliz em usar a frase para apontar os verdadeiros culpados pelos desmandos que tanto a Bahia como todo o Brasil vêm sofrendo. Sendo assim, é bom ficarmos espertos para as próximas eleições. Quem sabe escolhendo um melhor governante será possível mudar o Brasil.

Descubra mais sobre Joseph-Marie Maistre em: